Pensar em injetar dinheiro em franquias pode ser uma boa alternativa para as pessoas que têm perfil, determinação e conhecimentos necessários para gerir este tipo de empreendimento, pois não restam dúvidas de que o sistema de franchising oferece uma série de vantagens se comparado à abertura do próprio negócio. Saiba mais sobre essas diferenças em nosso e-book Franquias x Abrir o Próprio Negócio.

O empresário que investe em franquias bem sucedidas começa seu trabalho podendo contar com a força de uma marca já reconhecida no mercado em que atua. Em tese, este fator pode contribuir para a redução dos riscos financeiros e talvez melhorar o tempo do retorno do investimento.

Além disso, em franquias bem estruturadas, o empreendedor também poderá contar com todo o suporte da franqueadora.

Mas acontece que assim como em qualquer outro tipo de negócio, o sistema de franquias não está isento de ser modelado pelas flutuações econômicas, os altos e baixos na economia do Brasil, o que pode gerar insegurança no empreendedor em dar o start no investimento.

Se você é um deles, anime-se! A boa notícia é que ao contrário do que parece, mesmo em tempos de crise financeira o sistema de franquias não para de crescer no país. Se quiser saber mais detalhes sobre o assunto acesse nosso post Veja por que investir em franquias no Brasil vale muito a pena

Um dos principais motivos para esta expansão é que justamente em períodos de instabilidade econômica é que ocorre um aumento da mão de obra qualificada que deixa o trabalho formal para empreender.

Desta forma, se o empreendedor souber como economizar dinheiro e investir em negócios lucrativospoderá aumentar as chances de obter sucesso neste mercado.

Mas afinal: é ou não é seguro investir em franquias em tempos de crise?

Franquias podem ser boas opções para investimentos, mesmo na crise

A resposta é: depende!  Mesmo o sistema de franchising demostrando estar em constante processo de expansão apesar dos tempos de crise e de ser um tipo de negócio bastante atraente pela série de vantagens que oferece, ainda assim é preciso ter alguns cuidados antes de entrar para o mercado.

Isso porque muito mais do que avaliar a repercussão das franquias em que se pretende investir no mercado e a quantidade de dinheiro no bolso para injetar, o empreendedor deve estar consciente de que não existe milagre. O nível de aptidão e o envolvimento do empresário com o negócio são fatores que podem determinar o sucesso ou não da unidade em que ele pretende investir.

Assim, levando em consideração todos estes fatores, as franquias podem ser de fato uma oportunidade de crescimento em tempos de retração econômica.

➽ Novos hábitos dos consumidores

Em períodos de instabilidade econômica, os clientes estão sempre em busca de alternativas para economizar, por isso pechinchar passa a fazer parte da rotina, além de mais critério na hora de fazer as compras. Neste sentido investir em franquias pode ser uma boa ideia, pois elas são bem versáteis: oferecem um grande leque de opções, serviços, produtos e preços para os mais variados gostos dos consumidores.

➽ Opção contra o desemprego

Aliado da crise financeira, o aumento da taxa de desemprego também é parte da realidade dos brasileiros na atualidade. Quando cresce o desemprego, cresce também a quantidade de pessoas que se interessam em investir no próprio negócio, como forma de trabalho e de fonte de renda.

Diante da escassez de vagas, as pessoas passam para o outro lado do balcão, decidem assumir o papel de patrão e abrem seus próprios negócios.

Neste caso as franquias podem ser muito promissoras, pois geralmente garantem mais segurança ao empreendedor. Além disso, investir em franquias baratas e lucrativas pode ser uma boa opção para quem não tem muito dinheiro disponível.

➽ Marca consolidada

Quanto tempo e dinheiro são gastos para testar um produto e torná-lo disponível? Com uma franquia o empreendedor recebe tudo isso pronto, assim, basta seguir o padrão solicitado. Se investir em franquias bem sucedidas, o empresário estará de cara contando com a força de uma marca reconhecida, aceita e consolidada no mercado.

A outra vantagem é que quando o dinheiro está curto, o consumidor não quer jogá-lo fora, por isso a credibilidade da marca também pesa na decisão do cliente: é muito mais provável que ele prefira investir em produtos ou serviços já reconhecidos.

➽ Estrutura de gestão pronta

Objetivos, metas, planos de ações e de negócios são itens que já devem estar definidos quando o empreendedor adquirir uma franquia. Com isso, ele pode aproveitar o tempo que gastaria se dedicando à essas atividades, para focar no dia a dia dos negócios, treinamentos, capacitação para a equipe e melhorias para atrair mais clientes, o que teoricamente aumenta as chances de um bom retorno do investimento.

➽ Apoio para o franqueado

O suporte do franqueador é outro fator relevante que garante ao empreendedor que investe em franquias algumas vantagens em relação àquele que tem perfil para o abrir o próprio negócio. A escolha do ponto para instalação, equipe, pesquisa de mercado e consultorias podem colaborar para que a unidade obtenha os lucros desejados, mesmo em período de instabilidade financeira.

➽ Riscos menores

O conhecimento sobre o que funciona ou o que não funciona e do que pode ou não dar certo, já existe em franquias de sucesso, o que significa uma grande vantagem em relação à abertura do próprio negócio. Poder contar com a experiência de mercado do franqueador faz com que a previsibilidade de problemas e levantamento de soluções se tornem mais viáveis, o que em tempos de crise podem contribuir para que o número de fechamento das franquias seja inferior em comparação com as pequenas e médias empresas.

Enfim, em tempos de crise e de escassez de vagas, as pessoas passam para o outro lado do balcão, decidem assumir o papel de patrão e abrem seus próprios negócios. Prova disso é o caso de dois empreendedores que investiram na Vezpa em meio à crise e tiveram o maior sucesso. Veja a matéria completa no Jornal O Globo.

Nestes casos, as franquias podem ser uma boa opção, desde que o candidato tenha aptidão para o negócio, conheça bem o setor e entenda de gestão, independentemente do suporte que será oferecido pela franquia. Desta forma, o empreendedor aumentará as suas chances de investir em um grande negócio e de ter um bom retorno financeiro, mesmo com as instabilidades da economia do país.

 

Deixe um Comentário