Investir em franquias de sucesso pode ser uma boa opção para quem deseja empreender, pois no sistema de franchising o empresário que tem perfil e determinação para atuar no setor, terá liberdade para fazer uso de uma marca que já é reconhecida no mercado.

Teoricamente, o fato de investir em franquias diminui as possibilidades de problemas financeiros e de administração. Mas acontece que assim como em outros mercados, as franquias também podem sofrer as consequências das instabilidades econômicas do país. Sem contar que é preciso ter bala na agulha para driblar a concorrência!

Por isso ter curiosidade para identificar as franquias de sucesso é fundamental para aumentar as chances de se dar bem neste mercado!

Como identificar franquias de sucesso?

Se você pretende investir em franchising, saiba que reconhecer quais as características das franquias de sucesso é indispensável, uma vez que nem todas prosperam ou conseguem alcançar os objetivos desejados.

A Vezpa Pizzas é uma das franquias de sucesso

Não se engane achando que é só adquirir uma franquia que o sucesso é garantido ou que o poder da marca é suficiente para se obter os resultados almejados. Tenha sempre em mente que o trabalho duro é uma peça chave para o crescimento de qualquer negócio. Esse é um dos princípios que movem a Vezpa.  A dedicação aqui é 24/7 e isso é um dos principais motivos que impulsionam nossa marca em direção ao sucesso.

Agora chega de conversa e vamos às dicas que poderão ser úteis para te ajudar a identificar franquias de sucesso:

⭐ Acompanham tendências

Franquias de sucesso sabem que é muito importante caminhar junto com as mudanças de hábito do público ao qual seus produtos ou serviços se destinam. Elas estão antenadas que na vida moderna tudo gira rápido demais: as pessoas têm pouco tempo e por isso buscam qualidade e facilidade no acesso aos produtos. Além disso, sabem que novidades surgem todos os dias, portanto, é preciso pensar em novos produtos ou serviços e novas formas de entregá-los ao público.

⭐ Estabelecem metas coerentes com seus objetivos

As franquias bem sucedidas são rigorosas na seleção dos franqueados. Geralmente os números de unidades abertas correspondem exatamente à qualidade do serviço que querem prestar, ou seja: trabalham para evitar riscos de fechamentos.

As franquias de sucesso são transparentes e não fazem falsas promessas. Isso significa que em todos os passos da negociação com o empreendedor a regra é ser verdadeiro, o que incluiu falar sobre os desafios e pensar em longo prazo.

⭐ Planejam expandir a marca

As franquias de sucesso planejam crescer, sempre conscientes de que existem critérios importantes a serem levados em consideração quando o assunto é a expansão da marca. Isso significa que não basta ampliar o número de franqueados e abrir novas lojas por aí. É preciso realizar um plano de expansão bem elaborado e identificar os municípios onde pretendem se instalar.

O país é gigantesco em dimensões, mas nem todos os lugares oferecem uma infraestrutura adequada para sediar uma franquia. É preciso ainda estudar a logística de produtos e suporte para os franqueados.

⭐ Conhecem a fundo seu mercado

São franquias que estão sempre ligadas às novas tendências, novidades, assuntos que geram impacto no mercado em que atuam e público alvo que atingem. Estão determinadas a colaborar com melhorias constantes nas lojas de seus franqueados. Além disso, estudam, conhecem bem a concorrência e estão sempre atentas quanto à necessidade de tomar medidas adicionais para manter o negócio no topo.

⭐ Capacitam os franqueados

As franquias de sucesso não esperam: a partir do momento que o franqueado adere ao sistema, já é dado um start no suporte oferecido pela franqueadora para que o empreendedor tire todas as dúvidas e saiba onde está pisando.

Pensando nisso, umas das iniciativas que permitem a experiência real com o negócio é o Teste Drive. Na Vezpa, o aspirante a franqueado passa um dia em uma das unidades e coloca a mão na massa literalmente, fazendo pizzas, operando caixas e demais funções da loja.  Mas antes de querer encarar este Dia D é importante conhecer mais sobre o nosso modelo de franquia. Para entrar nessa jornada, acesse Seja um franqueado  e veja vídeos e manuais disponibilizados pela Vezpa.

⭐ Dão voz para os franqueados

Uma boa alternativa para verificar se a franquia em que pretende investir é íntegra e responsável, é saber se elas se comunicam com os franqueados, considerando sugestões, críticas e opiniões. São franquias que estimulam a participação através de reuniões frequentes a fim de manter o canal de comunicação uma via de mão dupla.

⭐ Possuem plano de comunicação e marketing

Atrair clientes para seus franqueados também é uma característica das franquias de sucesso. Para isso é preciso que o empreendedor verifique se a franquia investe pesado em comunicação e marketing, o que impacta diretamente os resultados da rede.

E isso a Vezpa sabe fazer como ninguém. Nossas campanhas promocionais proporcionam o envolvimento com os clientes por meio de uma identidade jovem e conteúdo fotográfico coerentes com o cenário “ sexy, funny and cool”. Utilizamos mídias limpas e apoiamos causas socioculturais, a fim de gerar impacto de uma forma diferenciada, sem o uso de mídias convencionais já saturadas.

Conhecer algumas dicas para identificar franquias de sucesso podem tornar os futuros empreendedores prontos para avaliar com precisão a escolha de uma franquia, mas isso não é tudo. A responsabilidade para que a franquia seja de fato um sucesso também está nas mãos do próprio franqueador, que precisa estar preparado para os desafios dia a dia.