Saber tudo sobre franquias é extremamente importante para você que deseja investir e empreender no sistema de franchising. Isso porque mesmo as franquias sendo consideradas, na maioria dos casos, uma das formas mais seguras de empreender, existem uma série de prós e contras que precisam ser avaliados antes de fechar qualquer negócio.

Saiba tudo sobre franquias com conteúdos online

A internet disponibiliza uma grande variedade de sites que podem te ajudar a sacar tudo sobre franquias. Além disso, os conteúdos contribuem para identificar qual negócio combina mais com você, a conhecer as melhores marcas para investir e a se informar sobre o passo a passo para aderir a alguma rede de franquias.

Separamos alguns sites para facilitar seu trabalho de pesquisas sobre o tema e que vão te ajudar a ficar por dentro de tudo sobre franquias. Confira!

1. FranquiAZ

O site sugere uma enorme variedade de marcas para investir em diversos setores como alimentação; vestuário e calçados; saúde e beleza; pet shop; varejo e serviços. Oferece ainda um grande leque de informações sobre os mais variados temas, com opções para downloads: e-books com dicas sobre como abrir uma franquia e guia para expansão de franquias.

O site ainda disponibiliza um quiz para verificar se você está investindo na franquia certa, além de informações sobre as leis que dominam este mercado; como empreender com franquias e um blog com informações gerais acerca do tema “aprendendo sobre franquias”. Oferece ainda links de soluções para franquias: expansão de franquias, softwares de franquias e coaching para franqueados.

2. Franchise Store

O site disponibiliza dicas de como abrir uma franquia e orientações para entender o sistema: as principais tendências e análises sobre o desempenho do setor para investir; as novidades do mercado; os principais segmentos para quem busca uma franquia de sucesso e dicas para investir em franquias com segurança, por exemplo, como avaliar o suporte e treinamento oferecidos pela franqueadora, estratégias de marketing eficientes em franquias e como analisar contratos sem deixar de lado os pontos mais importantes.

O site ainda oferece informações sobre as principais marcas em vários setores, entre eles, alimentação; acessórios, óticas, bijuterias e calçados; beleza, saúde e produtos naturais; cafeterias, confeitarias e sorveterias; cama, mesa e banho; casa e decoração; educação e idiomas; gás; hotelaria e turismo; roupas e moda; serviços; veículos; eletrônicos e telecomunicações.

Tem também informações para quem deseja se tornar um franqueador. Neste caso o site orienta sobre quais aspectos considerar ao decidir crescer pelo sistema de franquias e disponibiliza um espaço para quem deseja anunciar a própria marca.

3. Sua Franquia

O portal Sua Franquia é uma grande referência do franchising brasileiro com foco na captação de empreendedores que tenham interesse em abrir uma franquia. O site oferece conteúdos sobre o mercado para franqueadores e franqueados que queiram estar sempre atualizados, além de oferecer um rol de contatos dos principais fornecedores do setor.

O portal traz as melhores opções de franquias nos setores de alimentação, calçados e acessórios; construção e imobiliária; educação e treinamentos; escolas de idiomas; informática e eletrônica; livraria e papelaria; negócios e serviços; pet shop; turismo e hotelaria; beleza e saúde; comunicação; cosméticos e perfumaria; entretenimento e brinquedos; gás; limpeza e conservação; móveis, decoração e presentes; óticas e fotografia; serviços automotivos; vestuário, além de opções de shoppings nos 27 Estados brasileiros.

A página conta ainda com as últimas notícias sobre tudo o que acontece no mundo do franchising e a história do sistema. Traz leituras e cursos recomendados sobre o tema, além de dicas sobre as melhores franquias no Brasil e franquias virtuais.

Para os novatos no sistema, traz informações completas sobre o que é uma franquia, o mercado, como abrir uma franquia, como aprimorar os conhecimentos e diversificar os investimentos. O site também tem uma loja virtual com cursos e livros disponíveis sobre o tema.

4. Associação Brasileira de Franquias

Página da Associação Brasileira de Franchising (ABF), entidade sem fins lucrativos que possui mais de mil associados entre franqueadores, franqueados e colaboradores. A ABF organiza e participa de diversas ações que visam a promoção do sistema de franchising no Brasil. Sua missão é divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional deste sistema de negócio.

A entidade também se dedica à realização de inúmeras atividades, sempre visando beneficiar associados, promovendo conferências, simpósios, seminários, palestras, cursos, além de encontros de formação técnica sobre o franchising.

O site oferece links com números do franchising, informações sobre como ser um associado, agenda com eventos, cursos e vídeos sobre o tema.

5. TOP Franquias

O site disponibiliza informações sobre o franchising no mundo, notícias de franquias, dicas e artigos sobre, além de calendário de eventos sobre o tema.

Oferece ainda opções para escolhas de franquias nos mais variados segmentos: alimentação; beleza e saúde; calçados e acessórios; comunicação; construções e imobiliárias; cosméticos e perfumarias, educação e treinamento; entretenimento e brinquedos; escolas de idiomas; gás; informática e eletrônica; limpeza e conservação; livraria e papelaria; móveis, decoração e presentes; negócios e serviços; óticas e perfumarias; pet shops; serviços automotivos; turismo e hotelaria, vestuário e franquias baratas.

6. SEBRAE

Se você deseja saber tudo sobre franquias, o portal do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas (SEBRAE) também é uma boa opção. Trata-se de uma entidade privada, que ajuda a promover o desenvolvimento de empreendimentos de micro e pequeno porte em todo o território nacional.

As soluções desenvolvidas pelo SEBRAE atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu próprio negócio, inclusive por meio de investimentos em franquias, até empresas que já estão consolidadas e buscam melhorias de posicionamento no mercado.

No site você encontra o link “Empreendedorismo”, que vai te ajudar a entender como abrir e desenvolver habilidades para gerir uma empresa. O site auxilia o empreendedor a encontrar ideias e oportunidades de negócios, além de notícias, sugestões de cursos e eventos em cada estado.

7. Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

A página virtual da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios oferece um link exclusivo para quem quer saber tudo sobre franquias. Por ela é possível encontrar informações sobre como escolher uma franquia, dicas das melhores franquias do Brasil, franquias baratas e micro franquias.

O site ainda disponibiliza uma grande variedade de artigos informativos sobre o tema, com dicas de como se dar bem no mercado, como escolher um bom ponto comercial sem gastar tanto e as melhores franquias do Brasil.

Você se identifica com o negócio que pretende investir?

Um critério importante é ter consciência de que não adianta investir em uma franquia só pensando no lucro que ela pode dar. Antes disso é indispensável saber se você tem afinidade com o mercado que pretende entrar. Para isso é necessário fazer uma autoavaliação, conhecer bem o produto ou serviço que pretende oferecer e verificar que tipo de atividade tem mais a ver com você.  Conversar com outros franqueados e ouvir suas experiências também é uma medida interessante.

Você tem perfil para ser um franqueado?

O sistema de franquias desperta muito interesse por parte dos empreendedores, pois permite a utilização de uma marca testada, padronizada e consolidada no mercado, o que teoricamente, diminui os riscos e problemas de gestão.

Já no negócio próprio, o empreendedor tem liberdade total de ação sem necessidade de seguir as normas pré-estabelecidas pela franqueadora, porém, pode ser um investimento mais arriscado.

Acontece que, ao contrário do que parece, as franquias não minimizam o potencial de sucesso de abertura de um negócio próprio. Cada sistema tem suas vantagens, desvantagens e o sucesso de um ou de outro está diretamente ligado ao  perfil do empreendedor.

Conteúdos on line são opções para sacar tudo sobre franquias

Você tem capital para investir?

Conhecer bem o seu potencial financeiro para investir em franquias é outro critério fundamental antes de fechar qualquer negócio, afinal, para fazer dinheiro é preciso, inicialmente, injetar dinheiro.

Além da taxa de franquia, você terá outros gastos para a manutenção do negócio, salários e impostos. Tudo deve ser incluído no orçamento.

Você conhece a estrutura oferecida pela franqueadora?

O empreendedor precisa estar atento se a franquia em que pretende investir oferece análise de mercado, estudos para o local de instalação da unidade e viabilidade do negócio, suporte, manual de operações e consultorias. A rede de franquias Vezpa Pizzas tem todas essas características. Clique aqui e confira.

E lembre-se! Reunir o máximo de informações para ficar por dentro de tudo sobre franquias é uma medida muito importante para se dar bem no mercado. No sistema de franchising informação é tudo!