Muitos especialistas acreditam que 2017 é o ano da retomada na economia e isso, de fato, é uma ótima notícia para quem sonha em empreender. Então, se o seu plano é investir em algo novo, você não pode deixar de ficar de olho nas  tendências de franquias que estão em alta este ano.

A expectativa é que o sistema continue ganhando mercado apesar de já existirem mais de 140 mil unidades de franquias no país, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Veja mais sobre este assunto em “Porque investir em franquias no Brasil vale muito a pena“.

Diante a este fato, é importante que o empreendedor fique ligado nas principais tendências de franquias para minimizar os riscos e ampliar as chances de obter sucesso, lembrando que é preciso muita pesquisa para saber onde está pisando.

Tendências de franquias. Baixe o infográfico e veja o que você precisa avaliar pra não entrar numa furada

Como identificar as melhores tendências de franquias?

Em um mercado cada vez mais competitivo, as franquias podem oferecer benefícios maiores do que investir no próprio negócio, entre eles, a força da marca (veja mais em “Franquias x Abrir o Próprio Negócio“).

Mas isso não é o suficiente!

É preciso capital para investir e muito empenho. Além disso, existem dois fatores essenciais para detectar tendências de franquias fortes e que podem se ampliar no mercado:

Se elas estão em sintonia com as mudanças de comportamentos dos consumidores;

Se mesmo diante de baixas perspectivas da economia, elas têm potencial para obterem sucesso no mercado.

Tendências de franquias para 2017

Do mesmo modo que acontece em outros setores, a perspectiva é de que no sistema de franchising também ocorra uma busca para atender às novas gerações de consumidores, portanto, uma ampliação do sistema para novos mercados.

Existem tendências de franquias com grande potencial de crescimento, pois caminham em sintonia com as exigências da população na atualidade e, ao mesmo tempo, com o atual cenário econômico do país.

Confira:

1. Franquias de alimentos naturais e saudáveis

Tendências de franquias de alimentos saudáveisAparentemente os cuidados com a saúde passaram a fazer parte da rotina de grande parte da população. Podemos citar como exemplo o aumento da procura por academias e de lojas que investem em moda fitness. Além disso, o assunto é pauta transmitida por meio de vários veículos de comunicação.

Quando se fala sobre o tema, a busca por uma alimentação saudável é a primeira preocupação dos consumidores, portanto, tornou-se sinônimo de investir em saúde, segundo uma pesquisa de tendências de consumo mundial realizada pela

Euromonitor – Agência Internacional de Pesquisa e Análise de Mercado. A cada dia os consumidores estão mais antenados sobre a qualidade e a procedência dos produtos que pretendem ingerir, pois muitos problemas de saúde surgem devido aos hábitos alimentares incorretos.

A mesma pesquisa revelou que quando o tema é alimentação, existem três fatores que mais chamam a atenção dos consumidores no que se refere à qualidade da comida: se é natural, a quantidade de açúcar e a presença ou não de produtos artificiais.

Por esse motivo os alimentos orgânicos, sem glúten ou sem lactose, por exemplo, geram tendências de franquias fortes para 2017. Essa onda parece que veio para ficar e acredite, inclusive para os animais domésticos com restrição alimentar.

2. Franquias para a terceira idade

Tendências de franquias pata terceira idadeInvestimentos que têm como público-alvo a população idosa são tendências de franquias muito fortes para este ano.

O motivo é que a população está envelhecendo devido ao aumento da expectativa de vida e além disso, os idosos têm buscado mais qualidade de vida por conta própria.

Assim como o público mais jovem, eles estão à procura de atividades que vão muito mais além de uma simples sessão de fisioterapia. Para os idosos da atualidade é interessante a busca por opções para ficarem cada dia mais ativos, tanto fisicamente quanto mentalmente.

Desta forma, com o crescimento da quantidade de pessoas na terceira idade presentes na população, o mercado de produtos e serviços voltados para essa categoria da sociedade está adquirindo força.

Um mercado destinado a este público e que tem grande potencial de desenvolvimento é o que busca unir atividades voltadas para a saúde com prazer ao mesmo tempo, como por exemplo, o pilates ou a yoga para idosos.

Lojas de roupas mais fáceis de vestir, academias de ginástica e redes de cuidadores também são alguns dos exemplos que podem se tornar tendências de franquias para este ano.

3. Franquias de reparos de bens usados

Tendências de franquias de automóveisO país vive em um período de crise e desaceleração econômica. Por esse motivo os consumidores da atualidade têm menos dinheiro para comprar novas mercadorias.

Poupar passou a ser uma regra necessária a ser seguida. E é aí que os serviços de conserto de bens adquiridos usados, como roupas e sapatos, crescem como tendências de franquias

Um dos setores que sofreu forte impacto com o atual momento econômico do país foi o de venda de automóveis, portanto, a busca de manutenção para manter o carro usado funcionando bem tornou-se necessário.

4- Franquias que economizam o tempo de clientes

Tendências de franquias de alimentosAs franquias que investem não apenas na qualidade de seus produtos e serviços, mas também na economia de tempo dos consumidores, têm à disposição bons mercados a serem explorados neste ano.

Isso porque o tempo tornou-se um atrativo muito poderoso. Ganhá-lo é uma necessidade da vida moderna e por isso, cada vez mais os consumidores buscam velocidade e conforto no cumprimento das obrigações em suas rotinas.

Nesta linha de franquias, podemos destacar aquelas que têm como foco o marketing digital. Um dos motivos é que a maneira como as pessoas mantém contato entre si está mudando e os encontros pessoais tornam-se a cada dia mais raros, pois o tempo é escasso.  A alternativa é o uso dos smathphones, aplicativos e mídias sociais que facilitam a interação.

Outro mercado que se destaca por ser altamente produtivo é o de alimentação. Como a vida moderna exige que os consumidores passem menos tempo em suas residências, adotar a alimentação fora de casa, ou comprar alimentos já prontos, de rápido preparo, podem ser excelentes negócios. Isso inclui vendas de produtos congelados e soluções delivery.

E é pensando nessa praticidade toda que as franquias de pizza rápida estão bombando no Brasil, até porque estamos entre os 5 países que mais consomem pizza no mundo! E a Vezpa Pizzas está incluída neste setor (com o maior orgulho do planeta!). Conheça mais sobre o nosso negócio aqui.

5. Franquias de bem-estar em todos os setores

Tendências de franquias de academiaOs mercados que prometem uma vida mais saudável, seja no aspecto de saúde quanto no estético, também estão ganhando força no sistema de franchinsing.

Isso inclui redes de cosméticos e de tratamentos estéticos, corporais, dentários e restaurantes que servem comidas saudáveis.

Entre as tendências de franquias fortes que investem em bem-estar, estão ainda as academias menores, mais baratas e acessíveis, que permitem ao aluno utilizar o smartphone para marcar aula, por exemplo.

Isso inclui ainda redes de cosméticos e de tratamentos estéticos, corporais. Dentro desta linha, uma possível tendência é a dos negócios voltados para o público masculino, como as barbearias retrôs, por exemplo.

E atenção!

É importante destacar ainda que para se dar bem é preciso ter certeza de que se tem afinidade com o negócio em que se pretende investir. Este fator é tão importante quanto sacar o que está no centro das atenções dos consumidores ou o momento da economia do país.