O sistema de franquias no Brasil é um dos maiores do mundo e está em constante processo de expansão. Por isso o assunto franquias, hoje, é muito abordado pela mídia brasileira de empreendedorismo e negócios.

Investir em franquias no Brasil vem proporcionando aos franqueados e franqueadores negócios lucrativos e o mercado está aumentando a cada dia. São muitas as franquias de sucesso. E a Vezpa se orgulha muito em fazer parte disso. Conheça mais sobre o nosso negócio clicando aqui.

Franquias no Brasil: o que dizem os números?

Os números comprovam que o sucesso do modelo de franquias no Brasil é inegável. A cada ano aumenta a quantidade de oferta de produtos e serviços franqueados e novos modelos são formatados e inseridos no mercado.

Nem mesmo o momento econômico atual do país, de desaceleração, consegue frear por completo o impulso que foi dado a este setor nos últimos anos.

Mesmo em tempos de crise, existe um crescimento real no mercado de franquias que se mostra cada vez mais preparado para enfrentar as adversidades presentes em qualquer negócio. Prova disso são os empreendedores Marcelo e Marcelly de Moraes dos Santos, que apostaram em uma unidade da franquia Vezpa Pizzas. Leia mais sobre a matéria no Jornal O Globo.

De acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), o mercado brasileiro de franquias superou os EUA em número de marcas, se tornando o terceiro maior do mundo, perdendo apenas para a Coreia do Sul, que ocupa o segundo lugar e a China, que ocupa o primeiro.

Há cerca de 15 anos o sistema só vem crescendo com números muito interessantes, o que tem atraído mais adeptos a cada ano. Desde 2001 o crescimento do setor é maior do que o crescimento do PIB do país: o faturamento das franquias saltou de cerca de 25 bilhões em 2001 para cerca de 139 bilhões em 2015.

Grafico faturamento franquias no brasilNo mesmo período, de 2001 a 2015, o número de redes aumentou de 600 unidades para mais de 3 mil em todo o Brasil. Há três anos, em 2014, o mercado de franquias apresentou um crescimento de quase 80% e gerou mais de um milhão de empregos diretos.

De acordo com o estudo mais recente realizado pela ABF, o faturamento acumulado do mercado de franquias de outubro de 2015 a setembro de 2016 teve uma elevação de 6,7% e a projeção é que a receita em 2017 cresça de 7% a 9%.

No que diz respeito aos segmentos, o desempenho de alguns setores se destacaram em 2016:

📈 Franquias de Alimentação – Crescimento de 14%

📈 Franquias de Saúde, Beleza e Lazer – Crescimento de 14%

📈 Franquias de Comunicação, Informática e Eletrônicos  – Crescimento de 11%

Os números não mentem: investir em franquias no país pode ser sim um excelente negócio, não apenas devido ao constante processo de expansão deste mercado, mas também devido à boa aceitação e consequente fidelização do consumidor brasileiro às franquias existentes, o que favorece o crescimento do sistema.

Por que investir em franquias no Brasil é um bom negócio?

O crescimento do setor de franquias e altas taxas de desemprego no país atualmente são os principais motivos que têm levado as pessoas a optarem por abrir o próprio negócio, segundo a ABF.

A vantagem é que a consolidação e o constante evolução do setor demonstram que o segmento de franquias está preparado para enfrentar as oscilações do mercado brasileiro, por isso, geralmente demora a sentir os efeitos da crise e é o primeiro a sair dela.

Além disso, com o crescimento da concorrência, as marcas têm apostado cada vez mais em produtos e serviços de qualidade, treinamentos e contratação de profissionais cada vez mais capacitados. São fatores que têm favorecido a fidelização e expansão da base de clientes.

Por tratar-se de um modelo testado, validado e, consequentemente, mais seguro, os empreendedores veem nas franquias uma grande possibilidade de se darem bem no mercado.

Isso significa que ao investir em franquias, o empresário não começa “do zero”, mas sim paga por um modelo de negócio já estruturado, formatado, que conta com alguns benefícios:

uma marca já aceita no mercado;

um público bem definido;

uma estrutura financeira formatada;

normas e procedimentos estabelecidos;

suporte ao franqueado

treinamentos

Pense, pesquise e entenda tudo sobre o negócio

Embora investir em um modelo já formatado tenha mais pontos positivos do que negativos, faz-se necessário entender, avaliar e ficar ligado em alguns pontos importantes antes de investir alto em uma rede de franquias.

Questões como transparência e ética no processo de seleção dos futuros franqueados pela franqueadora também são pontos muito importantes que devem ser muito bem observados.

É necessário ainda prestar a atenção e avaliar se o seu perfil condiz com a franquia que deseja investir, lembrando que nem todas as franquias são, de fato, lucrativas. Analise a fundo sua viabilidade financeira, o suporte dado ao franqueado, o posicionamento da marca e o potencial de crescimento no mercado.

Se quiser saber mais dicas do que analisar pra não entrar numa fria baixe nosso infográfico “Franquias: o que você precisa avaliar para não entrar numa  furada”

Franquias no Brasil. Infográfico: o que fazer para não entrar numa furada.