As redes de franquias internacionais têm mostrado, a cada dia, mais interesse em buscar investidores nacionais, pois o mercado está em constante processo de expansão no Brasil, que vem se firmando como um excelente polo de negócios.

De acordo com os registros da Associação Brasileira Franquias (ABF), o sistema de franquias no Brasil começou por volta do ano de 1960, com o desenvolvimento de uma rede de escola de idiomas. Depois, houve um espaço que se estendeu até 1978 quando foi instalada a primeira loja Mc Donald´s, há quase 40 anos.

A partir de então, o sistema de franquias se desenvolveu rapidamente e vem ganhando cada vez mais força. Prova disso é que o país vem consolidando a cada ano sua tendência de desenvolvimento e crescimento acima do PIB, atraindo a atenção de marcas do mundo todo.

Segundo a ABF, o setor de franquias em 2016 cresceu 9,2% no primeiro trimestre do ano, com um faturamento de R$31,3 bilhões. Em 2015, no mesmo período, o faturamento havia sido de R$ 28,7 bilhões. Atualmente há mais de 143 mil unidades franqueadas no Brasil. Parece interessante? Então, veja porque investir em franquias no Brasil vale muito a pena.

O sucesso e crescimento que o sistema vem demostrando atualmente continua atraindo cada vez mais investidores estrangeiros, que apostam nos mais de 206 milhões de potenciais consumidores brasileiros para o sucesso de suas redes.

O que move o crescimento das franquias internacionais no país

São muitos os itens que auxiliam o desenvolvimento das redes de franquias internacionais no Brasil. Entre os principais estão:

a queda de recursos para que o empresário aumente os investimentos em seus empreendimentos por conta própria

crise financeira

altas taxas de desemprego, que levam as pessoas a pensarem em investir no seu próprio negócio

custo e mais segurança, pois em franquias bem estruturadas no mercado, o franqueador geralmente oferece o suporte necessário ao novo empreendedor

Além disso, o aumento das franquias internacionais é uma tendência mundial. É natural, hoje em dia, a entrada de várias marcas e conceitos estrangeiros no Brasil nos próximos anos, e também a expansão das franquias brasileiras no exterior.

Vantagens de investir em franquias internacionais no Brasil

Investir em franquias internacionais no Brasil pode ser um bom negócio, pois o empreendedor já pode contar com uma marca bem aceita em vários países, facilitando, assim, a venda do produto e o conhecimento do público ao qual ele se destina.

Mas não é tão simples quanto parece! É preciso sempre fazer uma análise cuidadosa de toda a estrutura da franquia e verificar uma infinidade de fatores, como suporte oferecido, estratégias efetivas de divulgação, localização dos pontos comerciais, etc.

Além disso, é necessário verificar a viabilidade financeira e taxas de importação para não entrar em uma franquia furadaSem contar que ela também deve estar pronta para se adequar à realidade de outro país e aos aspectos logísticos.

8 franquias internacionais que fazem sucesso no Brasil

Franquias internacionais. Franquia Mc Donalds.

É impossível não citar o a famosa franquia Mc Donalds, considerada a maior rede de franquias internacionais do mundo e responsável pelo conceito de alimentação fast-food conhecida nos dias atuais. A empresa está no mercado há mais de 30 anos e não para de crescer, sempre introduzindo novos produtos no seu cardápio.Franquias internacionais. Franquia subway
A franquia Subway tem como foco fazer ótimas saladas e sanduíches com diferentes tipos de pães e ingredientes selecionados, sem frituras, promovendo assim um estilo de vida mais saudável. O menu oferece várias opções para os clientes, todas feitas na hora. O sucesso da franquia se manifesta por meio do fato de que 70% dos franqueados já existentes aplicam seu dinheiro na compra de mais uma franquia Subway. Atualmente existem mais de 44 mil unidades distribuídas em cerca de 110 países.

franquias internacionais_franquia dunkin donuts

A rede americana Dunkin’ Donuts voltou para o Brasil trazendo um novo conceito de cafeteria, oferecendo bebidas quentes e frias, além de sanduíches e as famosas rosquinhas. A rede inaugurou sua primeira unidade própria no Brasil em Brasília recentemente e a perspectiva de crescimento é de 65 lojas em 5 anos. No total são mais de 3.100 lojas em 31 países.

Franquias-internacionais_franquia_starbucks

A empresa é especialista na distribuição de bebidas à base de café, nata e chocolate. Atende aos consumidores que adoram bebidas de qualidade, sejam elas um café ligeiro, um chá, chocolate quente, cappuccino ou até mesmo um suco detox. A rede de franquias Starbucks está no mercado no Brasil e em diversos outros países há cerca de 30 anos.

Franquias internacionais: franquia burguer king

Fundado em 1954, nos Estados Unidos, a franquia Burguer King é a segunda maior rede de hambúrgueres fast-food do mundo e reúne mais de 15 mil restaurantes em um total de 100 países.

Franquias-internacionais_franquia_kumon

O Kumon é uma metodologia que visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento. O método Kumon estimula o aluno a gostar de aprender e a se sentir seguro no processo de aprendizagem. A marca está presente em 49 países. No Brasil tem franquias espalhadas em cerca de 550 cidades.

franquias-internacionais_franquia_jani_king

Maior empresa de franquia de limpeza comercial do mundo. Através Jani King são realizados serviços de limpeza para os mais diferentes tipos de instalações como hospitais, escritórios, hotéis, resorts, restaurantes, indústrias e áreas esportivas. Fundada em 1969, a empresa está presente em 17 países através de 120 escritórios de apoio. Tem cerca de 10 mil franqueados distribuídos nos cinco continentes.

Franquias-internacionais_franquia_the_body_shop

Marca de cosméticos com aromas inspirados na natureza e nos costumes mundiais. Os produtos da franquia The Body Shop utilizam ingredientes buscados nos quatro cantos do mundo, 100% veganos e nunca testados em animais. A rede possui 40 anos de mercado e mais de 3 mil lojas em mais de 65 países no mundo todo.

E o movimento não para!

Segundo a ABF, o Brasil não pretende “estacionar” e ser um apenas um polo para a entrada de franquias internacionais. Prova disso é que muitas franquias do Brasil já atuam com sucesso no México, Estados Unidos e vários países da Europa.

Assim como as redes de franquias internacionais, o movimento para exportação de nossos produtos, serviços e marcas vem contando com cada vez mais adeptos.

Franquias no Brasil. Infográfico: o que fazer para não entrar numa furada.

Deixe um Comentário